A busca por inovação e adequação as novas normas em tempos de COVID-19, tem levantado uma série de necessidades e questionamentos para que as empresas possam estar no caminho certo. A Contabilidade em Florianópolis e as mudanças para as empresas são nosso novo e importante tema de abordagem para sua gestão.
A contabilidade tem papel preponderante no dia a dia das empresas e agora, em virtude do novo Coronavírus, estamos ainda mais presentes para a gestão eficiente das empresas.
Em Florianópolis, caracterizado por ser um ambiente multi setorial e de inovação, identificamos a crise profunda e o crescimento convivendo juntas, lado a lado. Assessorar uma empresa em crise e outra em crescimento demonstra a importância de acompanhar todos os processos e levar aos seus clientes inúmeras possibilidades e orientações. Destacando que a contabilidade é um dos pilares de desenvolvimento dos negócios. O gestor ou o proprietário da empresa deve estar orientado por vários profissionais, além de seu próprio conhecimento e visão de negócio.
Necessitamos estar bem cientes do nosso novo momento, pois reflexos no mundo dos negócios são sentidos em todos os segmentos, seja para certa sobrevivência ou para novas comercializações de serviços e produtos. A crise gera, também, oportunidades.
A legislação, também, sofreu grandes mudanças, pois estamos em um estado decretado de calamidade pública.
Nossa premissa básica é a de que devemos estar com nossa contabilidade alinhada aos novos projetos e ideias, pois assim estaremos em um ambiente de inovação com segurança.
Do ponto de vista trabalhista, temos as mudanças como a possibilidade de suspensão de contratos de trabalho, redução de jornada e salário e adiamento do pagamento da contribuição patronal ao INSS. Saber utilizar estes adiamentos para a sobrevivência depende diretamente do seu planejamento e nova atuação no mercado.
Para a pessoa física, prorrogação da entrega do Imposto de Renda Pessoa Física para 30 de Junho de 2020, a concessão de benefício emergencial para determinada parcela da população e a suspensão por 90 dias do IOF para empréstimos.
Sobre impostos, temos o adiamento do pagamento de ICMS, PIS, COFINS, ISS, INSS Patronal e DAS – Simples Nacional.
Outra importante medida foi a prorrogação da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para maio de 2021. As empresas poderão ter mais tempo para se preparar a esta importante adequação de controle e segurança de dados dos seus clientes.
Portanto, a sua empresa deverá estar bem assessorada mediante tantas mudanças e possibilidades decorrentes do COVID-19.
Temos presenciado o surgimento e aceleração de novas demandas pelo mercado, algumas vinculadas a negócios no meio digital, outras como a telemedicina ou serviços inovadores que precisam ter sua análise, também, por parte da contabilidade.
A área da saúde está em destaque, seus insumos e equipamentos. Devo comprar de produção interna ou importar? Para cada passo possível é necessário um acompanhamento do seu parceiro de contabilidade.
Outras empresas estão mudando sua atividade para atendimento a segmentos que estão demandando na crise, e para tal, necessitam de um planejamento adequado do ponto de vista tributário, por exemplo. O passo para conquista de novos nichos de mercado deve passar por uma revisão de estrutura, impostos, sistema de gestão, equipes de trabalho e sociedade.
O mundo do trabalho está passando por nova transformação como a aceleração necessária pelo home office ou tele-trabalho. Passado o momento atual, deveremos ter alterações necessárias nos contratos de trabalho.
A contabilidade é uma atividade essencial que está fazendo sua parte fundamental nesta história.
Conte com a equipe da AD3 Contabilidade para superarmos, juntos, estes novos desafios.

error: Conteúdo protegido!
Powered by