O acompanhamento das mudanças e atualizações da legislação tributária no dia a dia é uma tarefa muito desafiadora para os empresários. Vivemos num país com muita burocracia, instabilidades e alterações constantes de regras, impostos e procedimentos.
Em tempos de pandemia, estas regras e implicações se aprofundaram, pois agora temos um ambiente com decretos e regulamentações a todo instante e em virtude do estado de calamidade pública.
O objetivo é sempre poder prevenir e preparar a empresa para evitar possíveis passivos na área fiscal, que irão acarretar em multas e prejuízos muito grandes da ordem financeira. A sobrevivência da atividade poderá depender diretamente disto.
Um passo importante é conhecer a situação tributária da sua empresa, que permite desenvolver melhor suas ideias e planejamento, evitando entraves futuros e assegurando um crescimento mais sustentável.
Para tal, os benefícios do diagnóstico tributário significam a previsibilidade, estabilidade e concretização de novos negócios de uma atividade empresarial de forma duradoura.
Outros benefícios do diagnóstico tributário são a descoberta de novas oportunidades como enquadramento fiscal mais adequado e a redução ou economia de impostos.
Podem, também, ser detectados erros ou duplicidade na apuração e pagamento de determinados impostos.
Vale destacar que determinadas atividades empresariais são mais complexas na sua operação, sendo ainda mais importante o apoio diário de uma assessoria especializada.
Algumas empresas, por exemplo, vêm criando comitês de ordem tributária, atuando em três pontos fundamentais que são a recuperação de impostos, análise ou diagnóstico e auditoria. Quando são investidas ou se transformam em S/A  necessitam desta apuração para demonstrar informações aos seus investidores ou sócios.
No que tange a clínicas e laboratórios, deve-se atentar ao fato de que as mesmas poderão ter equiparação tributária aos serviços hospitalares, conforme suas atividades descritas e realizadas.
Caberá uma avaliação criteriosa e profunda das atividades, planejamento do regime tributário mais adequado e possível interpelação judicial.
Portanto, com base num diagnóstico tributário assertivo poderemos planejar melhor a nossa empresa e ter recursos financeiros preciosos e assegurados para sua expansão.
As empresas de contabilidade e consultoria são vitais para a análise e acompanhamento destas soluções em parceria com os gestores e empreendedores.
E você? Já fez o diagnóstico tributário de sua empresa?
Conte com a equipe da AD3 Contabilidade e nosso novo serviço: Diagnóstico Tributário para empresas.

error: Conteúdo protegido!
Powered by