A importância da contabilidade para a gestão empresarial é fator presente e que deve ser visto por todos que necessitam estar no controle de seus negócios.

Quando falamos em gestão empresarial, há uma série de fatores fundamentais e que influenciam na boa administração de uma empresa.

Quando vamos abrir uma empresa, por exemplo, precisamos saber muitas informações que fogem ao nosso conhecimento.

São os principais:

  • determinação de atividade empresarial apropriada para os produtos e ou serviços de atuação (CNAE); o tipo de endereço que poderá ser até mesmo um escritório virtual, dependendo da atividade a ser realizada;
  • projeção de faturamento versus atividade para identificar o melhor regime tributário de início;
  • tipo de sociedade e número de sócios, fatores que porventura possam impedir à participação em sociedade além de eventual restrição a opção pelo Simples Nacional;
  • contratações de colaboradores sejam em formato de CLT ou PJ e seus devidos contratos;
  • tipo de operação da nova empresa para melhor compreensão da sua legalidade ou adaptação ao sistema vigente.

O departamento societário irá conduzir o processo de abertura junto aos órgãos competentes para que tenhamos uma empresa aberta.

Destacamos que Florianópolis possui forte destaque no empreendedorismo e foi eleita recentemente como a segunda melhor cidade do Brasil em facilidade de abertura de empresa.

O levantamento feito pela Endeavor foi com base em facilidade de abertura e fechamento, acesso a capital para expansão dos negócios e cultura empreendedora.

Caso já tenhamos uma empresa, a contabilidade é o parceiro ideal para que possamos estar bem seguros dos próximos passos.

Lembrando a diferença entre ter uma empresa ativa e com movimentação e outra inativa, mas que mesmo assim mereça cuidados e cumprimento de envio de obrigações.

Agora vamos falar um pouco sobre a gestão e relação com a contabilidade.

 

A gestão empresarial

A gestão empresarial tem por denominação a união de ações e estratégias para que o negócio seja bem administrado.

Estamos falando de várias áreas que abrangem os recursos financeiros (capital e controle de fluxos), recursos humanos (colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes e investidores) e estruturais (espaço físico, equipamentos, tecnologia, estoque e máquinas).

Seja em períodos de crise ou na pós-crise, a gestão empresarial é determinante para uma boa organização e planejamento.

Se atuarmos com determinadas atividades específicas, como por exemplo, uma clínica médica, a gestão empresarial deverá ser conduzida com as questões inerentes ao segmento e operação da empresa.

Pelo lado do empresário, a busca por mais eficiência e produtividade é uma decorrência do planejamento, organização e de uma boa gestão empresarial.

Mas o que a contabilidade influencia em tudo isso?

A contabilidade é um braço estratégico que vai promover a confiança para que o gestor ou diretor da empresa tome as ações corretas para seu negócio.

Saber definir os rumos de sua empresa e eventuais riscos controlados faz parte do dia a dia do empresário.

Temos através da contabilidade uma boa análise de risco, controle financeiro, de orçamento e auditorias. Os números devem ser fiéis para que não haja passivos futuros.

Como devo controlar os passos do meu negócio, visto toda esta sistemática?

 

Ações empresariais para a boa gestão empresarial

Estamos presenciando uma nova forma de consumir serviços e de apresentar soluções. Os produtos são comparados a um clique sem haver uma apresentação prévia.

A concorrência identifica rapidamente nichos de mercado, pois a crise também gera novas oportunidades.

As ações empresariais para a boa gestão empresarial devem contemplar todas estas mudanças e ter a velocidade suficiente para adaptar, reorganizar, criar e inovar em seus processos internos.

O empresário precisa entender a necessidade de programar uma cultura onde todos possam vender bem seus produtos ou serviços, a começar por ele mesmo.

Em seguida, caminhar para bons controles e sistemas de acompanhamentos dos fluxos determinados internamente, a fim de medir e mudar o que for preciso para melhor entrega ao cliente final.

As consultorias e assessorias serão seus braços de apoio à gestão empresarial implementando o controle de qualidade e a visão de fora para dentro.

A tecnologia poderá ser um grande aliado através de sistemas de gestão de vendas, estoque e financeiro integrados aos utilizados por outros gestores e assessorias como a contabilidade.

Com isso, podemos concluir o alto grau de importância da contabilidade para a gestão empresarial, além de outros fatores que devem acontecer nas rotinas de uma boa administração.

O preparo dos profissionais de assessoria e equipe interna, o conhecimento técnico atualizado e a agilidade na tomada de decisão com base em bons indicadores são muito importantes para o sucesso da empresa e sua permanência no mercado.

Vamos, então, buscar os fundamentos da boa gestão empresarial e colocar em prática?

error: Conteúdo protegido!
Powered by