O controle orçamentário é muito importante para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Mas o que consiste este controle?

O controle orçamentário é a soma de previsões e metas de todas as suas operações financeiras que geram resultados operacionais.

Por resultados operacionais entende-se o confronto de suas despesas versus suas receitas, que resultará em lucro ou prejuízo do negócio.

Desta forma podemos antecipar que uma empresa sem determinado controle não estará apurando o resultado da operação e sem previsibilidade financeira.

Vamos entender os passos mais importantes para este controle?

 

Colocando em prática o controle

 

O simples fato de querer controlar não é o suficiente.

Colocando em prática devemos seguir alguns passos importantes:

  1. Planejamento

O planejamento financeiro é um passo inicial para poder controlar o orçamento de forma eficaz.

Realizar uma análise profunda do negócio, projeções e metas financeiras, acompanhamento dos resultados e definição de equipe gestora.

Destaca-se aqui o planejamento e diagnóstico tributário como um grande aliado.

  1. Fluxo de Pagamentos e de Caixa

A antecipação de pagamentos evitando juros e encargos desnecessários é um procedimento saudável para um bom fluxo de caixa, também.

Já o fluxo de caixa permite fiel controle das entradas e saídas de dinheiro, ferramenta poderosa para controle diário e antecipações, quando necessárias.

  1. Projeções

Saber prever entradas e saídas futuras de recursos permite desenvolver melhor o controle financeiro e em harmonia com o setor de vendas da empresa, por exemplo.

Além disso, há a possibilidade de antecipar possíveis novos investimentos que farão novas oportunidades serem aproveitadas.

  1. Sistemas de Gestão

A utilização de sistemas ERP que permitem integrar os departamentos da empresa e controlar todas as finanças, gerando relatórios e análises fundamentais.

A gestão financeira inteligente é a reunião de bons profissionais, estratégias, controles e automação.

Mas, afinal, quais os impactos em seguida?

 

Impactos e benefícios do controle orçamentário

 

Desejar controlar e seguir os passos informados anteriormente gerarão impactos fortes para a empresa.

O primeiro é poder olhar para o futuro, até mesmo em cenários complexos como o vivido na atual pandemia, e fazer novos investimentos, abrir filiais, criar novos produtos e serviços.

Em seguida podemos afirmar que uma empresa que controla seu orçamento pode determinar melhor o seu ROI (Retorno sobre os Investimentos) para decidir se vale determinado investimento ou não.

O terceiro impacto ou benefício é o de poder descentralizar orçamentos por departamento e aperfeiçoar os recursos conforme a necessidade. Isso gera mais engajamento e participação no resultado total.

Por último e não menos importante, o controle orçamentário permite ao gestor ter mais tranquilidade e organização, ter o leme do seu negócio e saber para onde está indo.

E, então? Vamos controlar o orçamento?

error: Conteúdo protegido!
Powered by