Adições e exclusões do Lucro Real: o que você precisa saber?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Saiba Agora Mesmo Como Funcionam As Adições E Exclusões Do Lucro Real! - AD3 Contabilidade

Saiba agora como funcionam as adições e exclusões do Lucro Real

Veja o que são as adições e exclusões do Lucro Real, como funciona esse regime tributário e os benefícios para as empresas. Saiba mais!

Empresário, você sabia que as adições e exclusões do Lucro Real são essenciais para ajustar o lucro líquido contábil e encontrar ao lucro real a ser tributado? Mas, afinal, como funciona esse regime tributário?

Neste artigo, apresentaremos tudo sobre o assunto, visando oferecer dicas e todo o conhecimento para tirar suas dúvidas.

Acompanhe a leitura e fique por dentro por tudo!

Leia também:

O que são as adições e exclusões do Lucro Real?

O Lucro Real tributável é o resultado do ajuste do lucro líquido contábil, que é a base para o cálculo do IRPJ e da CSLL.

Esse ajuste consiste em somar ou subtrair do lucro líquido contábil as receitas, os rendimentos, os custos e as despesas que têm tratamento fiscal diferente do contábil.

As receitas ou os rendimentos, que não entraram na contabilidade, mas que devem ser tributados, são chamados de adições e devem ser somados.

Os custos ou as despesas que saíram da contabilidade, mas que não devem ser tributados, são chamados de exclusões e devem ser subtraídos do lucro líquido contábil.

Alguns exemplos de exclusões são os lucros e dividendos de outras empresas, as receitas isentas ou não tributadas, a depreciação acelerada, entre outros.

Como funciona esse regime tributário?

Para apurar o Lucro Real, que é a base para o cálculo do IRPJ e da CSLL, a empresa pode escolher entre duas formas: trimestral ou anual.

Na forma trimestral, a empresa paga os tributos, a cada três meses, com base no lucro real do trimestre, usando as alíquotas de 15% e 9%.

O pagamento deve ser feito até o fim do mês seguinte ao do trimestre. 

Por outro lado, na forma anual, a empresa paga os tributos todo mês, com base em uma estimativa do lucro real do ano, que pode ser calculada por meio de balancetes, ou por meio de um percentual da receita bruta.

No fim do ano, a empresa faz o cálculo final do lucro real e ajusta o valor dos tributos, se necessário.

Contudo, em qualquer uma das formas a empresa, deve usar o Lalur, que é um livro fiscal que mostra as adições e exclusões ao lucro líquido, e os valores que devem ser guardados para as próximas apurações.

Quais os benefícios do Lucro Real para os empresários?

Empresários que lucram pouco, ou que têm prejuízos fiscais, podem se beneficiar do Lucro Real, que reduz o valor dos tributos em comparação com outros regimes, como o Lucro Presumido ou o Simples Nacional.

O Lucro Real também oferece algumas vantagens fiscais, como a possibilidade de descontar prejuízos de anos anteriores, de fazer doações a entidades beneficentes, de investir em pesquisa e desenvolvimento, entre outras.

Por que ter uma contabilidade para empresas desse sistema?

Empresas que escolhem o Lucro Real precisam de uma contabilidade para cumprir as normas fiscais e não ter problemas com o Fisco.

A contabilidade deve seguir os princípios contábeis aceitos e as regras do Lucro Real, que incluem registrar e identificar o que se soma e se subtrai do lucro líquido, além de fazer e entregar as obrigações acessórias, como ECF, ECD, DACON, entre outras.

Além disso, o apoio de profissionais também ajuda o empresário a gerir a empresa, pois permite ver como está o desempenho financeiro, os custos e as receitas, o fluxo de caixa, a rentabilidade e a lucratividade, e a tomar decisões estratégicas para melhorar os resultados.

Conte conosco, da AD3 Contabilidade

Somos uma empresa especializada em assessoria contábil, que busca oferecer serviços de excelência e qualidade para nossos clientes a fim de buscar garantir os melhores resultados.

Contamos com um time altamente capacitado, que está pronto para te ajudar com todas as questões envolvendo o regime tributário do Lucro Real.

Portanto, se busca por apoio em seu dia a dia, conte conosco e veja como podemos te ajudar!

Quero contar com os especialistas da AD3 Contabilidade!

5/5 - (1 vote)
Summary
Adições e exclusões do Lucro Real: o que você precisa saber?
Article Name
Adições e exclusões do Lucro Real: o que você precisa saber?
Description
Veja o que são as adições e exclusões do Lucro Real, como funciona esse regime tributário e os benefícios para as empresas. Saiba mais!
Author
Publisher Name
AD3 CONTABILIDADE LTDA
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Agende uma consulta gratuita agora mesmo com os nossos experts

Entre em contato conosco para entender mais sobre como nossa
contabilidade para a área da saúde vai te ajudar.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Tributação para residentes no exterior: como funciona? Entenda como funcionam…
Cresta Posts Box by CP
Foxcontabilidade.com.br - AD3 Contabilidade
Fale com um Contador agora!