CNAE Médico: quais as opções corretas para autônomos?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Descubra A Opção Correta De Cnae Médico Para Autônomos! - AD3 Contabilidade

Descubra a opção correta de CNAE Médico para autônomos

A definição do código CNAE Médico é fundamental para a regularização das suas atividades. Saiba como fazer a escolha adequada para seu negócio!

Você sabia que existe opção adequada de CNAE médico para profissionais que atuam de forma autônoma?

Essa definição é importantíssima para identificar o código relacionado as suas atividades econômicas, permitindo a regularização da sua situação profissional.

Neste artigo, apresentamos o conceito, principais opções e o que considerar para definir o mais adequado.

Além disso, mostramos por qual motivo essa escolha se faz imprescindível e como ela impacta no sucesso das suas atividades.

Portanto, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!

Leia também:

O que é CNAE Médico?

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas é um sistema padronizado que visa organizar as atividades econômicas que são exercidas no país.

A CNAE é dividida em grupos, subclasses, divisões e seções.

Esse código é composto por 7 dígitos, sendo os cinco primeiros relacionados à classe, o 6° a subclasse e o último ao desdobramento.

Vale destacar que o CNAE Médico é o código específico para suas atividades de atenção à saúde humana realizadas por médicos, sejam ambulatórios, consultórios, clínicas ou hospitais.

A sua definição é usada no sistema estatístico e nos cadastros administrativos do país, como o CNPJ, permitindo uma harmonização e melhor compreensão das suas atividades médicas.

Quais as principais opções para médicos autônomos?

Existem diversas subclasses relacionadas às atividades médicas, cada uma com um código e uma descrição específicos.

A seguir, mostraremos alguns dos principais. Veja!

  • 8630-5/01: atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos;
  • 8630-5/02: atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares;
  • 8630-5/03: atividade médica ambulatorial restrita a consultas;
  • 8630-5/99: atividades de atenção ambulatorial não especificadas anteriormente.

É importante destacar que a escolha da subclasse depende da especialidade e tipo de serviço que o médico autônomo presta.

O que considerar para a escolha correta?

Para definir a opção correta de CNAE Médico, o médico autônomo deve consultar a tabela completa de códigos e descrições disponíveis no site da Concla.

A Comissão Nacional de Classificação é um órgão do IBGE que fica responsável pelo gerenciamento do Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

Dessa forma, o médico deve buscar a subclasse que melhor se encaixa na sua atividade, considerando os recursos, procedimentos, locais e os tipos de atendimento que realiza.

Além disso, o médico deve verificar se a subclasse escolhida é compatível com o regime tributário que pretende adotar, como o Simples Nacional, Lucro Presumido ou o Lucro Real.

Vale destacar que nem todas as subclasses de atividades médicas são permitidas no Simples Nacional, por exemplo.

Sendo assim, o médico autônomo deve consultar a legislação vigente e as alíquotas de impostos aplicáveis a cada subclasse, antes de fazer a sua opção.

Por que é importante estabelecer o código CNAE para suas atividades?

Vimos que definir o código CNAE Médico para profissionais autônomos é essencial para que consigam legalizar suas atividades, pois poderá emitir notas fiscais dos seus serviços, bem como realizar o pagamento de impostos e contribuições devidas.

Sem a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o médico não pode se formalizar como pessoa jurídica e fica sujeito a penalidades e multas.

Além disso, esse código é uma forma de identificar e classificar as atividades médicas, facilitando o controle, fiscalização, análise e divulgação de dados estatísticos sobre o setor da saúde.

Vale destacar que o CNAE médico permite uma melhor compreensão das características, dimensão, distribuição e da evolução das atividades médicas no país.

Isso contribui para o planejamento e gestão de políticas públicas privadas na área da saúde.

Como a escolha da CNAE é importante para legalizar suas atividades?

Para legalizar suas atividades, o médico autônomo precisa escolher a CNAE correta.

Afinal, esse código determina como ele será tributado, quais impostos ele pagará, quais obrigações terá, quais benefícios receberá, bem como as normas que devem ser seguidas e direitos ou deveres a serem cumpridos.

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas deve ser escolhida com atenção e critério, pois uma escolha equivocada pode gerar problemas como impostos pagos a mais, enquadramento errado, fiscalização indevida, multas e sanções.

Por isso, é aconselhável que o médico autônomo tenha o apoio de um contador especializado na área da saúde, que possa ajudá-lo na escolha da CNAE mais apropriada à sua atividade.

Além disso, poderá ter as orientações necessárias para abertura e manutenção da sua empresa, garantindo regularidade fiscal e maior tranquilidade em seu dia a dia.

Conte conosco, da AD3 Contabilidade

Com mais de 30 anos no mercado contábil, somos uma empresa de contabilidade que busca oferecer excelência e qualidade nos serviços prestados, visando garantir a satisfação dos nossos clientes.

Temos um time de profissionais altamente capacitado e pronto para auxiliar com tudo o que for preciso para definir a CNAE Médico dos profissionais que atuam de forma autônoma.

Buscamos encontrar as reais necessidades e identificar as soluções eficientes para nossos clientes terem as melhores estratégias em sua rotina.

Também fornecemos informações precisas e relevantes que podem potencializar a sua tomada de decisão.

Portanto, converse conosco e veja como podemos te ajudar em seu dia a dia!

Defina o código CNAE para regularizar suas atividades!

5/5 - (1 vote)

Compartilhe nas redes:

Agende uma consulta gratuita agora mesmo com os nossos experts

Entre em contato conosco para entender mais sobre como nossa
contabilidade para a área da saúde vai te ajudar.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
5 dicas para reduzir a carga tributária na construção civil…
Cresta Posts Box by CP
Foxcontabilidade.com.br - AD3 Contabilidade
Fale com um Contador agora!