PF ou PJ para médicos e dentistas iniciantes: qual o melhor?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Saiba Qual A Melhor Opção Entre Pf Ou Pj Para Médicos E Dentistas Iniciantes! - AD3 Contabilidade

Saiba qual a melhor opção entre PF ou PJ para médicos e dentistas iniciantes

Fique por dentro das regras e particularidades de cada modalidade. Evite problemas ao definir entre PF ou PJ para médicos e dentistas iniciantes!

Você é um médico ou dentista recém formado e está em dúvida sobre atuar como PF ou PJ na hora de se formalizar?

Essa definição pode impactar significativamente em sua carreira, pois os fatores tributários afetam diretamente em sua renda.

Neste artigo, explicaremos o conceito de pessoa física e jurídica, as principais diferenças e como funciona a tributação para esses profissionais.

Além disso, mostraremos o que é preciso ser analisado para tomar a melhor decisão e como uma contabilidade especializada na área da saúde pode ajudá-lo nesse período.

Acompanhe a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é PF e PJ?

A pessoa física é o individuo que exerce uma atividade econômica por conta própria, sem a necessidade de constituir uma empresa.

Por outro lado, a pessoa jurídica é aquela formada por uma ou mais pessoas físicas, contendo CNPJ para realizar suas atividades.

Os médicos e dentistas, portanto, podem optar por atuar como PF ou PJ.

No entanto, é preciso considerar questões fundamentais, como as características e objetivos profissionais.

Quais as suas principais diferenças?

Atuar como pessoa física e jurídica não tem diferença apenas na questão de constituir empresa por parte do PJ.

São diversos os fatores a serem analisados, e abaixo apresentamos os principais:

Formalização dos Profissionais

Para atuar como Pessoa Física, basta ter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou no Conselho Regional de Odontologia (CRO), de acordo com sua área de atuação.

Por outro lado, para trabalhar como Pessoa Jurídica é preciso abrir uma empresa.

Nesse momento, é necessário definir o tipo societário, o regime tributário, além de obter um CNPJ e inscrição municipal.

Contratação

Como PF, o médico ou dentista pode ser contratado por diferentes lugares, como clínicas, hospitais ou planos de saúde para atuar como autônomo ou com carteira assinada.

Já como PJ, o profissional poderá prestar serviços para os mesmos contratantes, mas sem vínculo empregatício com eles.

Além disso, é obrigatório emitir notas fiscais para comprovar os serviços prestados.

Rendimentos

A diferença nos rendimentos entre PF ou PJ é um dos quesitos a serem considerados na hora de fazer a sua escolha.

Como pessoa física, o profissional receberá rendimento bruto pelo trabalho, considerando o desconto de impostos e contribuições previdenciárias.

Como pessoa jurídica, o médico ou dentista recebe um faturamento bruto pela empresa. No entanto, são descontados os impostos e suas despesas operacionais.

Vale destacar que a retirada do pró-labore ou distribuição de lucros da empresa é considerada um rendimento líquido do profissional.

Como funciona a tributação para médicos e dentistas iniciantes?

O médico ou dentista que trabalha como pessoa física paga o Imposto de Renda Pessoa Física, conforme a sua faixa de renda.

A tabela do IRPF tem alíquotas que vão de 0% a 27,5%.

Além disso, o profissional deve recolher o Imposto sobre Serviços (ISS), que é um imposto municipal que muda de acordo com a cidade, podendo ser de 2% a 5%.

Já o médico ou dentista que trabalha como pessoa jurídica paga o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), conforme o tipo de empresa que ele tem.

No Simples Nacional, o IRPJ faz parte de um imposto único que inclui também outros impostos federais, estaduais e municipais — a alíquota desse imposto varia de 6% a 17,42%, de acordo com o faturamento da empresa.

No Lucro Presumido, o IRPJ é calculado sobre 32% do faturamento da empresa, com uma alíquota de 15%, mais 10% sobre o que passar de R$20 mil mensais.

No Lucro Real, o IRPJ é calculado sobre o lucro real da empresa, com uma alíquota de 15%, mais 10% sobre o que passar de R$20 mil mensais.

O médico ou dentista que é PJ também deve pagar o ISS, que é um imposto municipal que muda de acordo com a cidade, podendo ser de 2% a 5%.

Quais os quesitos a serem analisados para definir a sua opção?

A escolha entre pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ) depende de alguns fatores que devem ser analisados pelo médico ou dentista que está iniciando a sua carreira.

Entre esses fatores, estão o volume e a frequência dos rendimentos que o profissional recebe pelo seu trabalho, o tipo e local dos contratantes que ele atende, bem como seu perfil e objetivos profissionais.

Vale ressaltar que esses quesitos podem influenciar na tributação, nos custos, na segurança e na flexibilidade da forma de formalização.

Como uma contabilidade para área da saúde pode te ajudar?

Para tomar a melhor decisão entre pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ), além de abrir e manter a sua empresa, caso escolha essa forma de formalização, você pode contar com a ajuda de uma contabilidade para área da saúde.

Esse apoio especializado auxilia em toda a rotina do profissional, desde o entendimento das particularidades ao cumprimento das obrigações legais do setor.

Também pode te orientar sobre o tipo de empresa, o regime de tributação, despesas, benefícios e outros aspectos importantes para o seu trabalho como médico ou dentista.

Além disso, essa contabilidade pode te oferecer serviços como planejar a sua tributação, registrar as suas movimentações financeiras, elaborar as suas guias de impostos e contribuições e emitir as suas notas fiscais pelos serviços prestados.

Tenha o apoio contábil que você precisa para tomar sua decisão!

Nós, da AD3 Contabilidade, somos uma assessoria contábil que visa entregar valor para nossos clientes.

Contamos com um time de profissionais altamente qualificados, que são avaliados e treinados periodicamente, prontos para fornecerem serviços contábeis de excelência.

Dessa forma, buscamos entender as suas reais necessidades e identificar as melhores soluções para cada caso.

Portanto, evite problemas e maiores dificuldades na hora de escolher entre PF ou PJ, conte com o apoio dos nossos especialistas!

Fale com a AD3 Contabilidade e evite fazer a escolha errada!

5/5 - (1 vote)
Summary
PF ou PJ para médicos e dentistas iniciantes: qual o melhor?
Article Name
PF ou PJ para médicos e dentistas iniciantes: qual o melhor?
Description
Fique por dentro das particularidades e regras de cada modalidade. Evite problemas ao definir entre PF ou PJ para médicos e dentistas iniciantes!
Author
Publisher Name
AD3 CONTABILIDADE LTDA
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Agende uma consulta gratuita agora mesmo com os nossos experts

Entre em contato conosco para entender mais sobre como nossa
contabilidade para a área da saúde vai te ajudar.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Como a Contabilidade Pode Reduzir os Custos de Produção Industrial!…
Cresta Posts Box by CP
Foxcontabilidade.com.br - AD3 Contabilidade
Fale com um Contador agora!