Migração de MEI para ME em construtoras: quando é ideal?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Saiba Quando A Migração Do Mei Para Me é Ideal Para Sua Construtora! - AD3 Contabilidade

Migração do MEI para ME em construtoras: quando é ideal?

Saiba quando e como realizar a troca do modelo empresarial de sua construtora. Fique por dentro de tudo que envolve a migração do MEI para ME!

A migração do MEI para ME no setor da construção civil pode ser uma excelente opção para expandir o seu próprio negócio.

Por isso, abordaremos neste artigo os principais motivos, benefícios e passos necessários para realizar esse processo de maneira correta.

Além disso, mostramos como o apoio de uma contabilidade para construção civil pode simplificar esse processo.

Acompanhe a leitura e tire as dúvidas existentes sobre o assunto!

Leia também:

O que pode motivar a migração do MEI para ME?

A migração de MEI para ME pode ser motivada por diversos fatores, que variam conforme a situação e os objetivos de cada empreendedor.

No entanto, alguns dos principais motivos são:

Ultrapassar o limite de faturamento do MEI

Se seu negócio faturou mais de R$81 mil em um ano, você deve comunicar esse excesso à Receita Federal e solicitar a sua saída do MEI, para evitar multas e penalidades.

Nesse caso, você pode optar por se tornar uma ME e continuar no Simples Nacional, pagando os impostos proporcionais ao seu faturamento.

Contratar mais funcionários

Se precisa aumentar a sua equipe de trabalho e contratar mais do que um funcionário, o MEI não é mais uma opção para você.

Ao se tornar uma ME, é possível contratar até nove empregados, se for do setor de serviços, ou até 19, se for do setor de comércio ou indústria.

Ampliar o seu leque de atividades

“Para ampliar a sua oferta de serviços ou produtos aos seus clientes, com atividades que não são permitidas para o MEI, você precisa trocar de categoria.

A ME possibilita realizar mais de 400 atividades diferentes, algumas delas exclusivas do ramo da construção civil, como serviços de eletricidade, pintura de prédios, trabalhos de alvenaria, e outras.

Participar de licitações públicas

Para disputar contratos com entidades públicas, como municípios, estados ou União, você necessita de um CNPJ que cumpra as exigências dos editais.

O MEI, por ter um regime simplificado, não possui todos os requisitos legais e fiscais para se candidatar a licitações.

Por outro lado, a ME, por contar com uma estrutura mais completa e formal, pode se qualificar para concorrer a essas oportunidades de negócio.

Aumentar a sua credibilidade no mercado

Para atrair mais clientes e parceiros, e se destacar como uma empresa séria e profissional, a transição de MEI para ME pode ser uma boa opção.

Ao virar uma ME, você mostra que o seu negócio tem possibilidade de crescimento, cumprindo com as suas obrigações legais e que você tem competência para atender a demandas maiores e mais complexas.

A migração de MEI para ME pode proporcionar benefícios?

Migrar de MEI para ME pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio de construção civil, que vão além dos motivos que já citamos.

Alguns dos principais benefícios são: maior flexibilidade tributária, acesso a crédito e financiamentos e possibilidade de expandir o seu negócio.

Além disso, ao mudar a modalidade empresarial do seu negócio, você terá melhor infraestrutura, que permite adquirir novos equipamentos e materiais, contratar mão de obra qualificada e desenvolver novos projetos ou soluções.

Quais os passos para mudar a modalidade do seu negócio?

Se você, empresário, deseja migrar a modalidade da sua construtora civil de MEI para ME sem dificuldades, é importante seguir alguns passos.

A seguir, apresentamos alguns dos principais. Veja!

  1. Comunique o desenquadramento do MEI à Receita Federal.
  2. Informe o motivo da mudança.
  3. Altere seu contrato social e CNPJ da empresa.
  4. Apresente os documentos necessários para alteração.
  5. Defina o regime tributário e emita as devidas guias de pagamento dos impostos.
  6. Providencie as licenças, alvarás e devidas inscrições.
  7. Contrate um contador ou assessoria contábil para te auxiliar na gestão fiscal, financeira e administrativa.

Esses são os passos básicos para fazer a migração de MEI para ME, mas é importante lembrar que cada caso pode ter particularidades e exigências específicas, por isso é recomendável consultar um profissional especializado antes de tomar qualquer decisão.

Como uma contabilidade para construção civil pode ajudar na mudança?

https://ad3contabilidade.com.br/contabilidade-para-construcao-civil-em-florianopolis-sc/

Sabemos que a contabilidade para as atividades na construção civil envolve diversas especialidades e desafios, como controle de custos, sistema de tributação, escrituração, assim como elaboração de demonstrativos e obtenção de certidões.

Por isso, contar com o apoio de um profissional ou de uma empresa especializada pode fazer a diferença para o sucesso do seu negócio.

Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) que atua na construção civil, pode ser que em algum momento seja necessário se tornar uma Microempresa (ME), seja por opção ou obrigação, como vimos anteriormente.

Além disso, a contabilidade para construção civil pode ajudar a planejar e gerenciar melhor o seu negócio, oferecendo soluções personalizadas, análises de viabilidade, consultoria financeira, assessoria fiscal e trabalhista, entre outros serviços.

Portanto, se você deseja realizar a migração com segurança e tranquilidade, procure um contador ou uma contabilidade especializada na construção civil.

Eles podem te auxiliar em todo o processo e garantir que você aproveite as melhores oportunidades para o seu negócio.

Potencialize seus resultados com a AD3 Contabilidade!

Contamos com mais de 30 anos de experiência no mercado, oferecendo serviço de assessoria contábil e dispondo de profissionais altamente capacitados, treinados e avaliados com frequência para prestar serviços de excelência.

Dessa forma, buscamos entender as reais necessidades dos nossos clientes e entregar soluções efetivas.

Portanto, converse conosco e veja como podemos te ajudar!

Migre de MEI para ME sem dificuldades!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Agende uma consulta gratuita agora mesmo com os nossos experts

Entre em contato conosco para entender mais sobre como nossa
contabilidade para a área da saúde vai te ajudar.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Fique por dentro de tudo o que envolve o Imposto…
Cresta Posts Box by CP
Foxcontabilidade.com.br - AD3 Contabilidade
Fale com um Contador agora!